terça-feira, 13 de maio de 2014

Ideias em Pauta



Uma mesa de debates, intitulada "Ideias em Pauta", aconteceu na aula de Filosofia na EMEB João de Barro, em Sapucaia do Sul. Foram convidados como palestrantes debatedores os professores Felipe (matemática), Priscila e Evelise (Ed.Física), Leo (Português), Jefferson (sociologia) e o Aux. de Disciplina Edson. Os trabalhos foram mediados por mim, Omar, da Filosofia.


Participaram como plateia as turmas de Filosofia I e II, de matemática e Ed. Física, que ditavam os temas a serem debatidos. Os temas propostos foram: Copa do Mundo no Brasil, a campanha "Somos Todos Macacos", Infidelidade e, por último, Facebook e as Redes Sociais.

Eis aqui alguns momentos:

COPA DO MUNDO:

"Sou totalmente contra as manifestações com quebra-quebra, as pessoas que nos visitarão não tem culpa de nossas dificuldades e mazelas. Prefiro acreditar que algo de bom ficará como legado." (Evelise)






"Em outros países também se apresentaram problemas com aceitação do evento. Geralmente, eles (organizadores) mostram somente as coisas positivas para os outros países." (Priscila)





"Na época em que o Brasil se candidatou era outro momento, o país queria se mostrar ao mundo como estratégia de governo" (Leo)






"O grande legado da copa é que ela se tornou uma oportunidade de discussão sobre saúde, educação, segurança, moradia, etc..." (Omar)









"A logomarca da copa é uma piada pronta. Aquelas mãos em volta da taça está dizendo: 'todo mundo vai meter a mão'." (Edson)







"A ideia de reunir os países em torno de um evento é maravilhosa, no entanto, eu não vejo uma grande felicidade nas ruas". (Felipe)









"Como tudo na vida existe o real e o imaginário, é preciso então usar este momento, a magia da copa, para discutir o que é real para nós". (Jefferson)


SOMOS TODOS MACACOS:

"Nas redes sociais se percebe um movimento pró-frase que não se vê na vida social. As pessoas ficam melindradas e se ofendem a qualquer coisa que remeta a alguma diferença. Há um descompasso entre o que se passa no virtual daquilo que se percebe no real." (Priscila)

"Vejo um total preconceito dentro desta frase/campanha. Não podemos ter esta atitude de aceitação passiva, como se o preconceito fosse algo normal." (Felipe)

"Sou a favor deste tipo de campanha, pois, embora tenha este viés passivo, não deixa de ser um forma de reação". (Leo)

"Vejo nesta frase uma dimensão de igualdade, ou pelo menos é sua intenção." (Edson)


FIDELIDADE

"Ouvi uma psiquiatra/psicóloga falar, certa vez, o seguinte: ou você se entrega ao desejo e trai a pessoa que está contigo, ou você reprime o desejo e trai a si mesmo." (Leo)

"A fidelidade é uma questão de acordo que deve ser respeitado, como um contrato". (Felipe)

"O ideal é buscar a felicidade no relacionamento em que se está, cada dia redescobrindo e (re)significando a relação. O desejo do que não se tem causa sofrimento e dor". (Jefferson)

"A monogamia parece ir contra a natureza de desejar e vivenciar vários relacionamentos sem estar preso a nenhum, mas foi o caminho que a humanidade escolheu e aceitou socialmente." (Omar)


FACEBOOK E AS REDES SOCIAIS

"As pessoas estão levando muito a sério e há uma ânsia em mostrar-se através das postagens, necessidade de mostrar sua opinião". (Felipe)

"Em minha juventude não tive contato com todas estas inovações. Penso que temos que saber usar e excluir o que é 'bobagem'. O que me encanta na tecnologia atual é que ela serve como veículo para me aproximar de amigos que estão distantes". (Leo)

"As inovações tecnológicas mudaram a forma de diversão da garotada de 15 anos. Antes, dançava-se numa festa, hoje ficam todos pelos cantos com seus celulares na mão". (Priscila)