segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

FILOSOFIA DO DIA: 08 DE JANEIRO



08 DE JANEIRO

Resultado de imagem para frases de parmênides

É muito fácil nos deixar enganar pelos brilhos que nossos sentidos captam, pois somos por demais epidérmicos e propensos ao prazer. A relfexão, por ser menos prazeirosa e, às vezes, incômoda, é por nós negligenciada.

Parmênides dizia que os sentidos nos enganam por nos apresentar um mundo transitório e passageiro, quando as coisas que importam são as eternas. Realmente, ao observar um pássaro, por exemplo, chama-nos atenção a plumagem e o seu canto; no entanto, não paramos para refletir sobre a sua existência. Aquele ser se resume, para nós, à plumagem e canto.

Atraem-nos as primeiras impressões, o que nossos sentidos captam, esquecendo-nos da totalidade e da essência. Focamos naquilo que difere e esquecemos o que une. A beleza, como vemos os pássaros, está no exterior do ser, como a plumagem e o canto, assim, valoramos o ser por aquilo que apresenta aos olhos e não pelo que é em si. Infelizmente, este é o critério que normalmente usamos para dizer se gostamos mais de um pássaro que outro.

Dizemos: “que criança linda”, quando o que importa é o fato dela existir.


DICA DO DIA: Não olhe o mundo com os olhos da face, observe-o com os olhos da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário