segunda-feira, 7 de outubro de 2024

As Redes Sociais


 Sei não... As redes sociais assumiram, por permitirmos, não que necessariamente mereçam, grande importância em nossa vida. Uma prova dessa importância é a de que a sua leitura deste texto está ambientada em uma plataforma digital.

Não se trata aqui de demonização das redes, mas sobre a influência delas na vida social, que nada mais é do que um reflexo de nossa conduta individual. 

Certa feita, em uma parada de ônibus ouvi uma senhora falando para outra sobre uma terceira e o quanto estava desgostosa com esta última. Mas não "deixaria barato", iria castigá-la... iria bloquear a antes amiga e agora desafeta de uma de suas redes sociais. Via neste bloqueio o castigo adequado ao tamanho da ofensa sofrida.

Além desta forma de lidarmos com as redes, há que se refletir sobre o fato de muitas das plataformas imitem a conduta social ao permitir que tenhamos vários perfis e páginas. Nós as temos na vida pessoal também... e as usamos conforme as situações. Nossos perfis e páginas nas redes, não diferem de nossos perfis e páginas na vida. Quando estamos fatigados de um, trocamos para outro, até o ponto em que nos deparamos com situações em que não há como trocar o perfil ou a página como acontece nas redes digitais...

De alguma forma, na vida real, nos deparamos com o fato de que nem sempre é possível bloquear,  tampouco simplesmente virar a página ou trocar perfil. Às vezes faz-se necessário enfrentar o problema. E aí reside o problema... ou a solução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário