sábado, 12 de outubro de 2013

12 de outubro

Doze de outubro é celebrado o Dia da Criança e, para o mundo católico (muito presente em minha infância), o dia de Nossa Senhora de Aparecida.

Pedras Grandes - SC
Uma lembrança alia minha infância ao doze de outubro que homenageia a Santa Padroeira.
Em minha terra natal, Pedras Grandes, pequena cidade de Santa Catarina, costuma-se celebrar Nossa Senhora ao meio-dia atirando fogos de artifício numa bonita homenagem.

A cidade parecia explodir.
Tudo é mágico e maior na infância!
Aos 6 ou 7 anos, lembro-me, nesta mesma data (12/10), da pequena janela do banheiro meu pai acendeu um rojão; o cano para fora da janela e o suporte em que segurava o rojão para dentro.
Eu na porta observava.
Desta vez os tiros não foram para o alto, explodiram ali mesmo! Meu pai sofreu pequena queimadura na mão e seu rosto ficou pura fuligem. 
Do susto ao riso!
Meu pai nunca mais soltou um rojão!
Continuou devoto de Nossa Senhora.
Eu nunca acendi nenhum.





Filosofando: Teriam razão os empiristas, que dizem que aprendemos com as experiências ou os racionalistas, que dizem que as sensações servem apenas para embasamento e, portanto, quem só pode conhecer é a razão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário