segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dia do Professor: Eu, Um Aluno

Aluno e professor são faces de uma mesma moeda. Afinal, onde termina o aluno e começa o professor? E onde termina o professor e começa o aluno?

Ainda me lembro dos meus tempos de aluno e algumas passagens. Tive professores maravilhosos e algumas passagens engraçadas. Fiz travessuras das quais não me orgulho, mas de certa forma me ajudaram para o futuro.

Quando estava no 3º ano, com nove anos, briguei com um amigo jogando futebol. Ele falou algo que não me lembro e eu disse que a mãe dele era barriguda. Para meu azar estávamos na frente da casa dele e sua mãe ouviu.

O problema é que a mãe dele era professora da 4ª série e a mais temida de todas. No dia seguinte ela mandou me chamar na sua sala de aula e me colocou na frente da turma dela e pediu que eu retirasse o que havia dito.

Não retirei!

Afinal, como uma criança de 9 anos diz para uma pessoa gorda que não é gorda sem mentir? Ou dizer que uma magra não é magra? Então, pediu que eu estendesse as mãos com as palmas abertas.
Ela batia com uma régua de madeira e dizia:
- Retira o que disse!
E eu:
- Não retiro!
Vlapt! Outra palmatória. Até que ela desistiu.

O que aprendi: Ser político pode ser menos dolorido para você e para a outra pessoa, mas, por outro lado, sua honra é seu patrimônio quando a luta for justa.
Continuei amigo do filho dela.

Aristóteles diz que a virtude está no meio, ou seja, numa postura equilibrada.
Isto aprendi mais tarde.

As coisas realmente mudaram:
Certa vez um professor jogou um sapato na cabeça de um colega ao meu lado por ele ter, numa leitura, pronunciado erroneamente os nomes de Rousseau, Richelieu e Montesqueau. Eu, que não fui o atingido, jamais esqueci as pronúncias. Imagina ele...


Este mesmo professor, certa feita, me fez sair de sala de aula e gritar bem alto por 10 vezes uma palavra em latim que eu havia errado. Alguns meses depois me colocou dar aula de latim para uma turma.
Mau professor? Errado, o melhor que já tive.
Educar não tem receita, às vezes um método pode ser ruim para um aluno e bom para outro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário