terça-feira, 8 de outubro de 2013

O verdadeiro hedonismo

"É mais feliz aquele que consegue viver sem grandes sofrimentos do que o outro que vive cercado de alegria e prazeres [...] o tolo vive perseguindo a alegria da vida e acaba ludibriado, enquanto o sábio evita o mal." (Schopenhauer)

A vida simples é boa!
Vida simples é boa         O hedonismo é uma das concepções éticas. A frase acima representa bem o espírito desta concepção que tem o prazer como finalidade da vida, afirmando que toda ação, para ser boa, deve ser prazerosa. EPICURO, filósofo grego, dizia que evitar o mal é evitar a dor e, consequentemente, ter prazer. Esta não-ação, se evitar o sofrimento, já será motivo de prazer, pois este está, não na alegria de uma ação, mas na tranquilidade e serenidade. Quem busca prazeres carnais, por exemplo, pode encontrar sofrimento ao invés do verdadeiro prazer, como é o caso da pessoa que bebeu, sofreu vomitando e jurou jamais beber novamente. Conhece alguém que já fez isso? A resposta pode estar em qualquer espelho.

        A dor física também ajudou Epicuro na formulação de seu sistema filosófico. Sofria de pedras nos rins e percebeu que os momentos de maior bem-estar eram aqueles em que estava livre de suas dores. Como o contrário de dor é o prazer, fez o simples raciocínio de que toda ação deve levar a ele.











Nenhum comentário:

Postar um comentário